Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Governo do Estado do Piaui é destaque em ações na área de Gestão Ambiental



                                                       Imagem meramente ilustrativa.


Na área de Gestão Ambiental, o Governo do Estado do Piaui, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), fechou o ano de 2012, com muitas ações. Além de tornar mais rigorosa a Lei da Política Florestal, ampliando a Reserva Legal para 30%, conforme Lei 5.699, de 26/11/2007, o Governo tem favorecido a manutenção dos corredores ecológicos naturais através da criação de Unidades de Conservação em áreas estratégicas para esse fim, como é o caso da Estação Ecológica Chapada da Serra Branca, com área de 21.587,7090 hectares, criada em 02/06/2008, pelo Decreto 13.080, situada entre os Parques Nacionais da Serra da Capivara e Confusões.

De acordo com secretário Dalton Macambira, todos os esforços estão sendo mantidos na busca da melhoria da gestão das áreas preservadas. “O Governo tem dado atenção especial à consolidação das Unidades Estaduais de Conservação já criadas, com obras tais como a revitalização do Parque Zoobotânico. É importante destacar que o trabalho de revitalização do parque envolveu, inicialmente, a elaboração do Plano Diretor do Parque Zoobotânico de Teresina e, na sequência, considerando as diretrizes do Plano Diretor, a reforma de todos os recintos existentes; a criação de novos recintos; a melhoria da estrutura receptiva, com reforma e ampliação de sanitários e a construção de quiosques; a implantação de uma via de serviço que tem, acessoriamente, a função de impedir a propagação de incêndios externos para dentro do Parque; a construção de uma grande cerca no perímetro do Parque e a construção de muro frontal, com um belíssimo painel artístico”, enfatiza Macambira.

Em função do caráter democrático e participativo do Governo do Piauí, os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e o de Recursos Hídricos, bem como a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, através das constantes reuniões realizadas, mostram o compromisso de todos, com participação do Piauí, também, nas reuniões do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). "Por esta razão, criamos o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Canindé e Piauí e estamos participando ativamente para criação do CBH do Rio Parnaíba", ressalta o secretário Dalton Macambira.


Educando para preservar

Na perspectiva de uma visão de meio ambiente que leve em conta a transversalidade, a Semar vem realizando, anualmente, os concursos de redação e desenho voltados para os estudantes da rede pública, ação que já integra o calendário escolar, resultado de uma parceria da Semar com a Secretaria Estadual da Educação.

Outra preocupação da Semar é com a realização de cursos visando à qualificação de gestores municipais de meio ambiente, parceria da Semar com a APPM, uma iniciativa também inédita e extremamente importante para a descentralização das ações de licenciamento ambiental e de preservação do meio ambiente no Piauí. Destaque-se, também no campo da educação ambiental, a qualificação de gestores municipais e o curso de especialização em meio ambiente em parceria com a Universidade Estadual.


Desertificação

No tocante ao combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca, vários estudos e projetos vêm sendo desenvolvidos para identificar as áreas suscetíveis e das áreas afetadas por processos de desertificação; projetos de recuperação de áreas degradadas e em processo de desertificação; ações de educação e desenvolvimento de técnicas de convivência das populações tradicionais com as áreas suscetíveis. O processo de desertificação no Piauí teve início nos anos 40 do século passado e hoje já atinge sete municípios da região.

“Através do trabalho desenvolvido pela Semar em parceria com professores da Universidade Federal do Piauí e Fundação Agente, os primeiros resultados demonstram que o nosso trabalho de recuperação dos solos naquela região está permitindo, por exemplo, que agricultores que produziam 700 quilos de milho, hoje estejam colhendo três mil e quinhentos quilos por hectare, em média. Vamos continuar o trabalho de recuperação de áreas degradadas, com recursos do PAC através do Programa de Revitalização da Bacia do Parnaíba, principalmente com investimentos em Gilbués e Santa Filomena, localizadas nos Cerrados do Sudoeste do Estado”, concluiu Dalton Macambira.


Fonte : Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piaui.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem ;

 http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2013/01/governo-do-estado-do-piaui-e-destaque.html

                                                        ****************************************************************************************************************************

                                                  ORGULHO DE SER GRADUADO NA



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário: