Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Fórum da cidade de Ilha Solteira lidera projeto TJ Sustentável


Imagem ilustrativa. Divulgação: TJSP

Tópico 01401

A Comarca de Ilha Solteira volta a liderar o projeto TJ Sustentável após a terceira rodada de inserção de dados. Em segundo lugar está a Comarca de Franco da Rocha, seguida pela Comarca de General Salgado. Os três fóruns por enquanto são os que mais economizaram papel sulfite, água e energia, os itens em destaque nesta edição do game. O objetivo é estimular o engajamento de servidores e magistrados pelo consumo consciente de recursos naturais.

Hoje (31) é o último dia útil para que os administradores prediais informem, no sistema do jogo, os dados de julho. Para pontuar no game virtual, a unidade deve apresentar índices de redução de consumo. Aquelas que atingirem as metas estabelecidas pelo comitê gestor ganham o número máximo de folhas na “árvore virtual”. Já os que superarem as metas, recebem elementos surpresas em suas páginas. Devem ser anexadas contas com vencimento em julho e notas fiscais com data de julho referentes a compras de papel sulfite.

A competição segue até novembro. Ao final, o prédio com maior número de pontos será o vencedor e como prêmio recebe o “Selo Verde 2017”. Também haverá distribuição de prêmios, que serão sorteados entre os funcionários dos fóruns que ficarem entre os três primeiros lugares.


Indicadores

Papel sulfite – Gastos desnecessários de papel sulfite causados por impressões em demasia são o novo alvo do TJ Sustentável. Uma árvore de eucalipto gigante produz apenas 20 resmas de papel A4, e 100 mil litros de água são gastos em sua produção. Mesmo no reflorestamento, a monocultura de eucaliptos leva à degradação do solo, ressecamento de córregos e abalos ao ecossistema, criando verdadeiros “desertos verdes”.

Coleta Seletiva – Neste ano está sendo incentivada a implantação de coleta seletiva nos fóruns. O tema foi inserido no jogo na forma de um questionário, com oito perguntas, a ser respondido no final do ano. A cada resposta “sim”, a unidade receberá 20 pontos extras. A comprovação será feita por meio de relatório, com fotos e cópia de documentos, quando possível, que deverá ser anexado ao sistema do jogo. Poderá ocorrer visita de integrantes do comitê aos prédios para verificação das atividades relacionadas à coleta seletiva.


Água e Energia

A exemplo das edições do TJ Sustentável em 2015 e 2016, será estimulada redução ainda maior dos consumos de água e energia. Ações implantadas pelos fóruns nos anos anteriores já alcançaram excelentes resultados e o comitê do projeto decidiu pela manutenção dos itens, por entender que o uso consciente dos dois recursos é considerado essencial para a sustentabilidade e o futuro do planeta.




Veja também;






Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Tópico elaborado e publicado pelo Gestor Ambiental MARCELO GIL.

                                                  
************************************************************************************************************************

 ORGULHO DE SER GRADUADO NA



************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.
************************************************************************************************************************

                                                   
************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados. Acesse:

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir