Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

União Europeia e FAPESP apoiarão pesquisas em gestão de recursos hídricos


Imagem meramente ilustrativa

Tópico 01416

A FAPESP anuncia uma chamada para selecionar projetos colaborativos em gestão de recursos hídricos, em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A chamada é lançada em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a União Europeia por meio da Iniciativa Water JPI.

Os temas de pesquisa devem responder a desafios em avaliação dos efeitos de múltiplas pressões (como mudanças hidromorfológicas, poluição antropogênica, contaminação biológica e riscos naturais) sobre ecossistemas e serviços ecossistêmicos; ferramentas e abordagens de adaptação e mitigação; desenvolvimentos de sistemas para acesso universal a água segura para consumo; tratamento e reciclagem de resíduos.

Cada proposta enviada à FAPESP deve ter um pesquisador proponente no Estado de São Paulo e ao menos dois pesquisadores parceiros estrangeiros, cada um de um país diferente entre aqueles que participam da chamada. Atendida a composição mínima exigida, a participação de pesquisadores parceiros de outros estados brasileiros é encorajada.

No Estado de São Paulo, a FAPESP financiará pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com adaptações específicas para esta chamada. As propostas devem ter duração de até três anos e orçamento máximo de R$ 100 mil anuais.

Interessados devem consultar a FAPESP sobre sua elegibilidade até 24 de novembro de 2017. A Declaração de Elegibilidade emitida pela Fundação deverá ser anexada à proposta no momento de sua submissão.

A chamada está organizada em duas etapas. Na primeira, com prazo até 11 de dezembro de 2017, o coordenador da proposta deve seguir os procedimentos descritos na chamada internacional.

Proponentes do Estado de São Paulo que participam de pré-propostas que passarem à etapa de propostas completas serão instruídos por e-mail sobre o procedimento de encaminhamento via SAGe, simultaneamente à submissão da proposta via Water JPI a ser feita pelo pesquisador coordenador da proposta. A data limite é 27 de junho de 2018.

Instruções completas para pesquisadores do Estado de São Paulo estão disponíveis (em inglês) em: http://www.fapesp.br/en/11332


Webinar no dia 27

Um seminário on-line (webinar) será realizado no dia 27 de novembro, em duas sessões, para tirar dúvidas de interessados em participar de uma chamada de propostas que selecionará projetos de pesquisa em gestão de recursos hídricos.

A chamada foi lançada pela FAPESP em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a União Europeia por meio da Iniciativa Water JPI.

O webinar começará com uma apresentação de 20 a 25 minutos sobre como submeter propostas para a chamada, incluindo formulários e dúvidas mais frequentes. Os 90 minutos seguintes serão abertos para perguntas dos participantes, que podem ser enviadas por escrito por meio da plataforma on-line.

O evento terá duas sessões, a partir das 10h30 CET (7h30 em Brasília) e a partir das 14h CET (11h em Brasília).





Veja também;






Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Tópico elaborado e publicado pelo Gestor Ambiental MARCELO GIL.


************************************************************************************************************************

                                                   
************************************************************************************************************************

 ORGULHO DE SER GRADUADO NA


************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.
************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados. Acesse:

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir