Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Ministério do Meio Ambiente lança segundo volume da série Plantas para o Futuro


Imagem meramente ilustrativa

Tópico 1398

Quando falamos de biodiversidade, essa palavra talvez não carregue a imensidão de seu valor. Mas, quando provamos a biodiversidade, isso sim pode ser compreendido. Conhecer as frutas, as ervas, as flores e tudo o que o Cerrado tem a oferecer para as indústrias, em especial a cosmética e a alimentícia, pode ser a grande defesa desse importante bioma”. Assim, no prefácio, o cozinheiro e presidente do Instituto Atá, Alex Atala, defende a importância do trabalho que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibiliza nesta terça-feira (01/08).

Trata-se da versão digital do livro Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial – Plantas para o Futuro – Região Centro-Oeste. O livro é o segundo de uma série de cinco que está sendo publicada no âmbito do projeto Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para a Melhoria da Nutrição e do Bem-estar Humano (Projeto BFN).

O primeiro livro da série foi lançado em 2011, sobre a região Sul. Até julho de 2018, o MMA pretende lançar os volumes referentes às regiões Nordeste, Norte e Sudeste.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destaca o papel do MMA de promover a geração e o uso dos conhecimentos e estruturas necessárias para garantir a conservação dos recursos da biodiversidade, a ampliação do conhecimento e a promoção do uso sustentável em prol da sociedade. Na introdução do livro, o ministro ressalta que os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica favorecem a ampliação da pesquisa e o desenvolvimento de usos sustentáveis das espécies e de sua base genética.


Riqueza 

O diretor de Conservação e Manejo de Espécies do MMA, Ugo Vercillo, destacou que o trabalho cumpre o importante papel de difundir o conhecimento sobre o potencial e a relevância, não só ambiental, mas também social e econômica da biodiversidade das espécies brasileiras. “A publicação traz uma gama de espécies nos seus potenciais usos sociais e econômicos para que a população em geral disfrute da riqueza da biodiversidade brasileira”, afirmou. 

O livro reúne 177 espécies nativas da flora regional, organizadas por grupos: alimentícias, aromáticas, forrageiras (gramíneas e leguminosas), medicinais e ornamentais. Ao todo, 144 especialistas de diferentes instituições brasileiras colaboraram com a publicação. “As próprias comunidades tradicionais, ao lado dos pesquisadores, centros de pesquisa, fomento e extensão, são os verdadeiros autores da informação. O MMA compilou e está difundindo esse conhecimento”, ressaltou Ugo Vercillo.


Novas Opções

Dentro do projeto Plantas para o Futuro, são identificadas espécies nativas da flora brasileira que podem ser utilizadas como novas opções para a agricultura familiar, diversificando os cultivos e ampliando as oportunidades de investimento pelo setor empresarial – que poderá desenvolver novos produtos e, consequentemente, reduzir a vulnerabilidade do sistema alimentar brasileiro.

O livro apresenta fotos das plantas – flores, frutos e árvores, com descrição detalhada de cada uma e dados sobre família; espécie; nomes populares; características botânicas; distribuição geográfica; habitat; uso econômico atual ou potencial; aspectos ecológicos, agronômicos e silviculturais para o cultivo; propagação; experiências relevantes com a espécie; situação de conservação; e perspectivas e recomendações.






Veja também;







                                                  
************************************************************************************************************************

 ORGULHO DE SER GRADUADO NA



************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.
************************************************************************************************************************

                                                   
************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados. Acesse:

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir