Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ONU promove debate virtual sobre "Sustentabilidade Ambiental para o Mundo que Queremos"





O Grupo de Trabalho da ONU para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 apontou a sustentabilidade ambiental como um das dimensões principais que deve influenciar as políticas de desenvolvimento para depois de 2015 – em conjunto com o desenvolvimento social, a economia inclusiva e promoção da paz e segurança. Com base nos resultados alcançados na Rio+20, há o consenso de que a sustentabilidade ambiental é um componente essencial para chegarmos ao futuro que queremos.

Para isso, foi lançado o debate virtual Sustentabilidade Ambiental para o Mundo que Queremos – Dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) para o Pós-2015. Você pode participar e ajudar a definir como a sustentabilidade pautará o desenvolvimento.

O debate integra primeira fase de uma consulta global que quer estabelecer um olhar mais amplo sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e discutir novas ideias e experiências sobre a sustentabilidade ambiental. Esta primeira parte, dura quatro semanas, usa como base 90 tópicos de discussão e oferece a oportunidade para pessoas de todo o mundo ajudarem a apontar as prioridades.

Os organizadores da consulta recomendam a quem quiser colaborar que leia o documento-base com informações que podem auxiliar na formulação das sugestões. É possível dar a sua contribuição em português ou em outro idioma de sua escolha.

O cronograma de debate é o seguinte:

Semana 1

Sucessos, Desafios e Lacunas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e do ODM 7 – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente.

1 – O que podemos aproveitar do ODM 7 para estabelecer uma nova agenda de desenvolvimento Pós-2015?

2 – Como esta agenda pode ajudar a superar as lacunas existentes entre a sustentabilidade ambiental e os ODMs como um todo?


Semana 2

Desafios para o Desenvolvimento para um Mundo em Mudança.

1 – Quais tendências mundiais e incertezas podem influenciar como a sustentabilidade ambiental é percebida na agenda de desenvolvimento para os próximos 10-30 anos?

2 – Que elementos devem ser incorporados à agenda Pós-2015 para que ela se torne ambientalmente sustentável? Como incorportar as características do um mundo em desenvolvimento constante e os desafios da ordem econômica, social e ambiental?


Semana 3

Enquadrando a Sustentabilidade Ambiental no Desenvolvimento Pós-2015.

1 – Após a Rio+20, quais barreiras e atalhos ficaram estabelecidos para a sustentabilidade ambiental?

2 – Com base nos ODMs e nos resultados da Rio+20, é possível conceber um quadro conceitual para o desenvolvimento da agenda Pós 2015 e impulsionar a transição para um futuro sustentável? Quais as características essenciais desse quadro?


Semana 4

Consensos e Divergências.

1 – Quais as áreas de consenso? E onde é necessário um diálogo mais abrangente?


PARTICIPE JÁ. ACESSE: MY WORD


Fonte : Programa da Nações Unidas Para o Meio Ambiente.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem ;

            http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2013/02/onu-promove-debate-virtual-sobre.html#comment-form

                                                        ****************************************************************************************************************************

                                                  ORGULHO DE SER GRADUADO NA



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

O BLOG GESTÃO AMBIENTAL RETORNARÁ EM BREVE COM NOVOS TÓPICOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário: