Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PRAZO DAS INSCRIÇÕES DO 3º SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL NA AGROPECUÁRIA FOI PRORROGADO !!!



                                                       Imagem meramente ilustrativa.


Foi prorrogado para o dia 10 de fevereiro de 2012, o prazo para inscrição de trabalhos no 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, que acontece dias 25 e 26 de abril, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, como parte da programação da edição 2012 da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil).

Podem ser submetidos à avaliação do Comitê Científico do evento artigos completos sobre qualquer tema ligado à gestão ambiental. Eles devem ter até oito páginas, incluindo gráficos, tabelas e imagens, e abordar resultados experimentais ou estudos de caso.

Os trabalhos aprovados pelo Comitê serão publicados nos anais do Seminário, em CD-ROM, e serão expostos, no evento, na forma de cartaz (pôster). Não há limite de número de artigos por autor e podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês.

Podem se inscrever professores, estudantes, pesquisadores, técnicos de instituições públicas ou privadas, empresários e produtores.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Alexandre Hoffmann, comenta que é a primeira vez que o Seminário terá uma seção de trabalhos. "Consideramos que é uma evolução qualitativa para o Seminário o fato de, além de contar com uma intensa e bem focada programação técnica, estar sendo dada oportunidade aos participantes de apresentarem resultados de pesquisa, diagnósticos e estudos de caso isso enriquece o evento", observou.


Na mesma página, está disponível documento orientando quanto ao formato de apresentação dos trabalhos.

A Embrapa Uva e Vinho é a organizadora do Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, desde sua primeira edição, em 2008. 


SUGESTÕES DE TEMAS

Os trabalhos a serem inscritos no 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária podem abordar um ou mais dos seguintes temas: 

a) Gestão ambiental na agropecuária; 

b) Metodologias de avaliação e/ou mensuração do impacto ambiental na agropecuária; 

c) Tecnologias para redução do impacto ambiental;

d) Tecnologias para gestão de resíduos sólidos e líquidos na atividade agropecuária;

e) Relatos de casos de diagnósticos e de redução do impacto ambiental (produtores, associações, instituições públicas, universidades etc.);

f) Tecnologia de aplicação de agrotóxicos;

g) Avaliação sócio-econômica de ações de redução do impacto ambiental.

Fonte : Embrapa Uva e Vinho. Fone: (54) 3455-8000.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.



***************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

***************************************************************************************************************************

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CURITIBA RECICLA 22% DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS NA CIDADE UM DOS MELHORES ÍNDICES DO BRASIL !!!


                                                     
                                                      Imagem meramente ilustrativa.

VÍDEO DE REFERÊNCIA




CRÉDITOS DO VÍDEO AO CENTRO DE PRODUÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL.

 Cuidar do meio ambiente é hoje uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do planeta. Uma preocupação que ganha novos contornos e exige providências sérias e rápidas. É neste contexto que o Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) decidiu produzir o programa Momento Ambiental. Trata-se de um interprograma exibido nos intervalos das emissoras públicas e comunitárias que traz exemplos de iniciativas simples mas capazes de ajudar a preservar o planeta.


SOBRE CURITIBA

Com um sistema eficiente de coleta de lixo e a realização de campanhas de conscientização dos moradores, Curitiba conseguiu alcançar um dos melhores índices de reciclagem do Brasil. 22% dos resíduos produzidos na cidade são reaproveitados. Uma das iniciativas é a que permite a troca de materiais recicláveis por alimentos. O projeto, criado há quase duas décadas, atinge as regiões mais pobres do município e beneficia cerca de 7 mil pessoas.

Curitiba é uma cidade que serve como exemplo no Brasil, eficiente transporte público, praças e ruas bem cuidadas e programação cultural extensa. Com temperaturas bem abaixo da média nacional, a cidade é atualmente uma das mais procuradas e visitadas pelos turistas durante todo o ano.

O apelido de capital européia não é à toa, a capital do Paraná oferece a seus visitantes todo o charme natural da cidade, aliada a suas atrações e programações culturais. Em dias mais frios, ambientes fechados como o Teatro Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer são os espaços mais atrativos.

Em dias de sol, vale a pena caminhar pelo Jardim Botânico da cidade, pelo Barigüi e também pela Praça Tiradentes.

Seja no inverno ou no verão, Curitiba é sempre uma ótima escolha para quem busca um destino charmoso, bonito, moderno, cultural e inspirador.

Fonte : Prefeitura Municipal de Curitiba e Ministério do Turismo.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.
                                                                                                               
***************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CÂMARA DOS DEPUTADOS ANALISA LEI 2664/2011 QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE GESTOR AMBIENTAL !!!



                                                         Imagem meramente ilustrativa.


A Câmara analisa o projeto de lei 2664/11, do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que regulamenta a profissão de gestor ambiental - profissional responsável, entre outras atividades, pela elaboração de políticas ambientais, pareceres e projetos ambientais ou de desenvolvimento sustentável; avaliação de impactos ambientais; e licenciamento ambiental.

A proposta determina que o gestor ambiental deverá ter diploma de graduação em gestão ambiental, mas garante o direito dos profissionais que já atuem na área na data da publicação da lei.

O gestor ambiental também será responsável por educação ambiental, gestão de resíduos, assessoria ambiental, recuperação de áreas degradadas, planos de manejo e avaliação ambiental, entre outros.

Para Arnaldo Jardim, a regulamentação da profissão vai reparar uma distorção presente nas políticas públicas para a área. Ele ainda ressalta que há 13 anos já existe um curso superior voltado especificamente para a gestão ambiental.


PROPRIEDADE INTELECTUAL 

A proposta também garante aos gestores ambientais a propriedade intelectual do seu trabalho, ao assegurar a autoria de planos ou projetos ambientais ao gestor ambiental que os elaborar, respeitadas as relações entre o autor e os outros interessados.

Assim, as placas ou identificações públicas de um empreendimento ambiental deverão mencionar o gestor ambiental participante do projeto. O autor do projeto também terá direito a quaisquer prêmios ou distinções honoríficas concedidas ao trabalho.


TRAMITAÇÃO 

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e Constituição e Justiça e de Cidadania.


OBSERVAÇÃO

Rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.

Fonte : Agência Câmara de Notícias. 

Tópico elaborado por Marcelo Gil.

PL 2664/2001

************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

************************************************************************************************************************

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

GARANTIA DE MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO PODE SER OBJETIVO FUNDAMENTAL DO BRASIL !!!



                                                        Imagem meramente ilustrativa.


A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 101/11, do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que inclui a garantia ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como objetivo fundamental do Brasil.

O deputado lembra que o direito ao meio ambiente equilibrado já consta do artigo 225 da Constituição, que afirma que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. 

No entanto, para ele, é preciso também inseri-lo entre os objetivos da República (artigo 3º), que atualmente são: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização; reduzir as desigualdades sociais e regionais; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

“Nenhum desses objetivos poderá ser alcançado se o Poder Público e a coletividade não forem capazes de proteger adequadamente o meio ambiente”, argumenta o autor da PEC.


AQUECIMENTO GLOBAL 

Márcio Macêdo oferece como exemplo a necessidade de enfrentar os impactos do aquecimento global no Brasil. Há previsões de uma elevação do nível do mar da ordem de 58 centímetros, o que provocaria ressacas intensas e aumentaria a erosão em uma grande faixa litorânea do País, acabando com boa parte das praias. Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), prossegue o deputado, indica que esse processo poderia causar prejuízos a 42 milhões de pessoas que vivem na costa.

Os pesquisadores também chamam a atenção para a possibilidade de ocorrência de ciclones e furacões no Sul e Sudeste, como o Catarina, que assolou o Sul do País em 2004. Esses eventos podem chegar ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O deputado ressalta ainda que, no caso de um aumento de temperatura média de mais de 5 graus, a floresta amazônica pode desaparecer por completo, e a agricultura perderia mais da metade de sua área cultivável. E mesmo com um aumento de cerca de 3 graus até 2100, que, segundo Macêdo, é a previsão mais aceita para a Amazônia, os danos seriam imensos, com metade da cobertura original da floresta sendo perdida.

O surgimento de um deserto numa área com 32 milhões de habitantes no Nordeste é outro possível impacto apontado pelo parlamentar, o que, ressalta, levaria a uma nova onda de migração que pressionaria as capitais do Nordeste e do Sudeste.

Para Macêdo, a gravidade do problema vai obrigar o País, nas próximas décadas, a trabalhar com determinação para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e para proteger-se dos danos causados pelo aquecimento do planeta. “A transição para uma economia de baixa carbono vai exigir, dentre outras medidas, um efetivo controle sobre o desmatamento das nossas florestas, a construção de uma matriz energética ainda mais limpa do que a atual, e a elevação da eficiência energética na indústria, no transporte, na construção civil, na iluminação pública, nos equipamentos domésticos, enfim, em todas as áreas da vida cotidiana.” 


TRAMITAÇÃO 

 A PEC terá sua admissibilidade examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, deverá então ser analisada por uma comissão especial, e depois ser votada pelo Plenário, em dois turnos, exigido quórum qualificado de 60% para a aprovação. 

Fonte : Câmara dos Deputador. 

Tópico elaborado por Marcelo Gil. 

PEC-101/2011.

****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS. 

****************************************************************************************************************************

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FEIRA DE ORQUÍDEAS INTEGRA PROGRAMAÇÃO DO 466º ANIVERSÁRIO DE SANTOS !!!



Imagem meramente ilustrativa.


A reinauguração do viveiro de plantas, que foi reformado, marca a abertura da Feira de Orquídeas, nesta quarta-feira (25), às 11h, no Jardim Botânico Chico Mendes, dentro da programação dos 466 anos da cidade.

O evento segue até dia 29, das 8h às 18h. Participam orquidófilos de Santos e região.

Os visitantes podem tirar dúvidas sobre cultivo no Serviço SOS Orquídeas. Estarão à venda espécies como Wanda Azul, Brassia (orquídea aranha) e Cherry Baby (com aroma de chocolate), além de vasos, adubo ogânico e substrato.

O Brasil possui aproximadamente 25 mil espécies naturais. Com a revitalização do viveiro, o parque ganhou novo espaço para cultivo, exposição e educação ambiental, segundo Noêmia dos Reis, organizadora da feira. 

O Botânico fica na Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro. A entrada é gratuita.

Fonte : Prefeitura Municipal de Santos e Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista.

***************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

***************************************************************************************************************************

domingo, 22 de janeiro de 2012

PROGRAMA SAIBA MAIS : DIREITO DOS ANIMAIS !!!


                                               
                                                       Imagem meramente ilustrativa.


VÍDEO DE REFERÊNCIA



CRÉDITOS DO VÍDEO AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

PROGRAMA SAIBA MAIS. 

***************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS. 

***************************************************************************************************************************

sábado, 21 de janeiro de 2012

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA MANTEM DECISÃO E MUNICÍPIO DE BERTIOGA FICA PROIBIDO DE DESMATAR ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL !!!



                                                    Imagem do Rio Itaguaré em Bertioga.


O município de Bertioga (SP) não pode desmatar área de preservação ambiental para criar loteamento. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, negou o pedido de suspensão de liminar e de sentença que suspendeu autorização concedida.

O juiz de primeiro grau atendeu o pedido do Ministério Público estadual e suspendeu os efeitos da Autorização 45/2006, que permitiu o desmatamento em área de proteção ambiental. Impôs o dever de não fazer consistente na abstenção de desmatamento nas áreas indicadas na licença mencionada em que tal fato ainda não ocorreu. Por fim, impediu a realização de qualquer obra ou intervenção degradante do meio ambiente natural. 

O município de Bertioga recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio de agravo, mas a liminar foi mantida. Inconformado, o município ingressou com pedido de suspensão de liminar e de sentença no STJ.

O ministro Pargendler destacou que a decisão foi proferida nos autos de ação cautelar, que tem objeto próprio e pode ter desfecho diferente daquele que resultar da ação principal. Segundo ele, esse objeto consiste na necessidade da tutela cautelar. Sob esse entendimento, dificilmente a ação cautelar será julgada improcedente. Sem ela, que tem natureza preparatória da ação principal, a ação civil pública ficaria prejudicada, pois, levantadas as edificações, o dano que ela quer evitar seria consumado.

O presidente ressaltou que, não obstante o empreendimento imobiliário Riviera de São Lourenço tenha trazido grandes benefícios ao município de Bertioga, o interesse público prevalente na espécie é o da defesa do meio ambiente e, neste âmbito, impera o princípio da precaução.

Por fim, o ministro salientou que uma decisão que suspenda os efeitos daquela proferida na instância ordinária teria o impacto de uma arbitrariedade, pois, sem o julgamento precedido do contraditório regular, a ação civil pública seria de fato mutilada.

Processo de referência : SLS 1492

Fonte : Superior Tribunal de Justiça / 20.01.2012.

***************************************************************************************

VÍDEO



CRÉDITOS DO VÍDEO À 3ª TURMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

EDITADO POR DALILA REQUEL E NARRADO POR GIANCARLO DE SAVOIA.

***************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

***************************************************************************************

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ARTIGOS DE PROFESSORES E PESQUISADORES DA UNISANTOS SERÃO APRESENTADOS EM CONGRESSO EM CADIZ NA ESPANHA !!!



                                           Imagens das bandeiras do Brasil e da Espanha.


Dois artigos de professores e pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental na Costa, Portos e Sustentabilidade, do Mestrado em Administração da UNISANTOS, foram selecionados e serão apresentados no Congresso IberoAmericano de Gestion Integrada de Areas Litorales, que acontece, de 21 a 26 de janeiro, em Cadiz, na Espanha.

De autoria dos pesquisadores Maria Fernanda Britto Neves, Antonio Poleti, Fernanda Pennas e Ícaro Aronovich da Cunha, um dos artigos trata do trabalho de pesquisa da UNISANTOS no Litoral Norte do Estado de São Paulo, onde desenvolve o Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade e o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável.

A estratégia é a construção de um relacionamento entre a Petrobras e as entidades ambientalistas, com base em diálogo e negociação de conflitos.

O outro artigo, que trata das tendências de evolução da gestão ambiental portuária no Brasil, é de autoria do professor Ícaro Cunha (pesquisador líder do grupo), de Marinez Scherer, da Universidade Federal de Santa Catarina, e de Milton Asmus, da Universidade Federal de Rio Grande. Ele é fruto da experiência recente de participação dos autores como consultores no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística Portuária, da Secretaria Especial de Portos.

Fonte : Site oficial da UniSantos.

***************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

***************************************************************************************

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

AQUECIMENTO GLOBAL AMEAÇA PROSPERIDADE DA CHINA !!!



                                                    Imagem atual da poluição na China.


O aquecimento global ameaça a marcha chinesa rumo à prosperidade ao reduzir safras, encolher os rios e provocar mais secas e enchentes, de acordo com a mais recente avaliação sobre mudança climática do governo, projetando grandes mudanças na forma como a nação asiática alimenta sua população.

O alerta está no "Segundo Relatório de Avaliação Nacional sobre a Mudança Climática", que resume o conhecimento científico avançado sobre as consequências e custos do aquecimento global para a China - a segunda maior economia do mundo e o maior emissor de gases que provocam o efeito-estufa.

O aquecimento global alimentado por gases do efeito-estufa lançados na atmosfera pela indústria, transporte e a mudança no uso da terra representam uma ameaça de longo prazo à prosperidade da China, à sua saúde e à produção de alimentos, diz o relatório.

Com a tendência da economia chinesa de rivalizar com a dos Estados Unidos em tamanho nas próximas décadas, isso vai provocar consequências maiores. "A China enfrenta condições ecológicas e ambientais extremamente sombrias sob o impacto do aquecimento global continuado e mudanças ao ambiente regional da China", diz o relatório de 710 páginas, publicado oficialmente no ano passado, mas divulgado ao público recentemente.

Mesmo assim, a crescente emissão de dióxido de carbono da China, o principal gás do efeito-estufa, lançado pela queima de combustíveis fósseis, começará a cair apenas por volta de 2030, com grandes quedas registradas apenas depois de meados do século, diz o estudo.

Assumindo que não haja medidas para combater o aquecimento global, a produção de grãos no país mais populoso do mundo pode cair de 5 a 20 por cento até 2050. Mas essa possível queda pode ser mantida sob controle com escolhas de culturas e práticas agrícolas melhoradas, assim como irrigação e um aumento do uso de fertilizantes.

A China é o maior consumidor mundial de cereais, e vem buscando cada vez mais fornecedores estrangeiros de milho e soja. O relatório foi redigido por equipes de cientistas supervisionados por autoridades do governo, e segue uma primeira avaliação divulgada em 2007. Não sugere políticas, mas oferece uma base de evidências e previsões que podem ajudar no estabelecimento de uma política para a área. 


CUSTOS CRESCENTES 

"Geralmente, os impactos observados da mudança climática na agricultura foram tanto positivos quanto negativos, mas principalmente negativos, mas como as temperaturas continuam a subir, as consequências negativas serão cada vez mais graves", disse Lin Erda, um dos autores do relatório, especialista sobre a mudança climática e agricultura da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas. 

Durante certo período de tempo, as pessoas serão capazes de se adaptar, mas os custos da adaptação vão aumentar, inclusive para a agricultura. Sob cenários diferentes de níveis de gases de efeito-estufa e seus efeitos, até o final deste século a temperatura atmosférica da China terá subido, em média, entre 2,5 graus e 4,6 graus Celsius acima da média de 1961-1990. A água, muita ou pouca, está no centro de como esse aquecimento pode prejudicar a prosperidade chinesa.

Fonte : Reuters

***************************************************************************************

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

***************************************************************************************

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MOMENTO AMBIENTAL : IMPACTOS AMBIENTAIS DA MONOCULTURA !!!



                                         Imagem meramente ilustrativa : Colheita de soja.


VÍDEO DE REFERÊNCIA

 

CRÉDITOS DO VÍDEO E DA REPORTAGEM AO CENTRO DE PRODUÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL (CPJUS).

Cuidar do meio ambiente é hoje uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do planeta. Uma preocupação que ganha novos contornos e exige providências sérias e rápidas. É neste contexto que o Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) decidiu produzir o programa Momento Ambiental. Trata-se de um interprograma exibido nos intervalos das emissoras públicas e comunitárias que traz exemplos de iniciativas simples mas capazes de ajudar a preservar o planeta.

****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS ; ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR  

****************************************************************************************************************************

MOMENTO AMBIENTAL : ASFALTO POROSO !!!



                                                       Imagem meramente ilustrativa.


VÍDEO DE REFERÊNCIA




CRÉDITOS DO VÍDEO E DA REPORTAGEM AO CENTRO DE PRODUÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL (CPJUS). 

Cuidar do meio ambiente é hoje uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do planeta. Uma preocupação que ganha novos contornos e exige providências sérias e rápidas. É neste contexto que o Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) decidiu produzir o programa Momento Ambiental. Trata-se de um interprograma exibido nos intervalos das emissoras públicas e comunitárias que traz exemplos de iniciativas simples mas capazes de ajudar a preservar o planeta. 

****************************************************************************************************************************

RETROSPECTIVA 2011

Em 11 de Novenbro de 2011, o aluno Marcelo Gil, encaminhou a Ilustre Prefeita de Cubatão Márcia Rosa, através do Professor Benito Santiago Martinez Gonzalez, sugestão para criação da primeira usina de asfalto ecológico da Baixada Santista.

****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS ; ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR 

****************************************************************************************************************************

domingo, 15 de janeiro de 2012

DIESEL S50 COM MENOS POLUENTES JÁ ESTA A VENDA EM TODO BRASIL !!!


                                                      
                                                       Imagem meramente ilsutrativa.


 VÍDEO DE REFERÊNCIA

 

 CRÉDITOS DO VÍDEO E DA REPORTAGEM A REDE GLOBO DE TELEVISÃO. 

 PROGRAMA JORNAL NACIONAL / 13.01.2012

**************************************************************************************************************************

RETROSPECTIVA 2011

Em 17 de Outubro de 2011, o especialista da reportagem, Professor Paulo Hilário Nascimento Saldiva, ministrou palestra na UniSantos sobre os " Cobenefícios da Mitigação das Mudanças Climáticas na Saúde".

**************************************************************************************************************************

NO GOOGLE E NO FACEBOOK PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

**************************************************************************************************************************

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MOMENTO AMBIENTAL : APICULTURA E POLINIZAÇÃO !!!


                                             
                                                       Imagem meramente ilustrativa.


 VÍDEO DE REFERÊNCIA

 

CRÉDITOS DO VÍDEO E DA REPORTAGEM AO CENTRO DE PRODUÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL (CPJUS).

Cuidar do meio ambiente é hoje uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do planeta. Uma preocupação que ganha novos contornos e exige providências sérias e rápidas. É neste contexto que o Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) decidiu produzir o programa Momento Ambiental. Trata-se de um interprograma exibido nos intervalos das emissoras públicas e comunitárias que traz exemplos de iniciativas simples mas capazes de ajudar a preservar o planeta.

****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS ; ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR 

****************************************************************************************************************************

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SOROCABA/SP !!!


                                                     Imagem meramente ilustrativa.

A Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, no interior de São Paulo, abre nesta quinta-feira (12) as inscrições para os interessados em participar do curso “Educação Ambiental para Todos”.
As aulas ocorrem entre 23 e 27 de janeiro no Parque Natural “Chico Mendes”.
A capacitação é gratuita e voltada a professores da rede de ensino local, futuros profissionais da área, líderes comunitários e pessoas com potencial de atuar como agentes multiplicadores.
O objetivo do curso é impulsionar e conscientizar as pessoas para o consumo consciente e a sustentabilidade, buscando ações em todos os níveis da sociedade.
Com duração de 40 horas, o curso terá como tema a “Sustentabilidade Sorocabana - aplicações locais, efeitos globais” e oferecerá aos participantes conceitos, métodos e práticas da Educação Ambiental. Para isso, haverá aula teórica e prática, incluindo visitas técnicas aos Parques Ecológicos da cidade.
São oferecidas 40 vagas e o preenchimento será por ordem de inscrição. Os interessados devem se inscrever de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria do Meio Ambiente ou pelo e-mail edambiental.sorocaba@gmail.com. 
A secretaria fica na Avenida Campos Salles, 850, na Vila Assis. Outras informações pelo telefone (15) 3219.2280.
Fonte : Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba.

***************************************************************************************************************************

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

***************************************************************************************************************************

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA GRANDES OBRAS É TEMA DE SEMINÁRIO EM SÃO PAULO !!!


                                                      Imagem meramente ilustrativa.

A expansão da economia e os investimentos em infraestrutura impactaram as solicitações de licenciamento ambiental no país. Estima-se que nos últimos sete anos, o número de pedidos aumentou em 700%. Para discutir os crescentes desafios para este setor, a VIEX Americas promoverá no dia 7 de fevereiro, em São Paulo, um seminário sobre licenciamento ambiental para empreendimentos de infraestrutura. Executivos jurídicos de governos estaduais, empresas de engenharia e do Ministério Público trarão suas visões sobre a legislação vigente e apontarão soluções para alinhar a expansão da economia ao desenvolvimento sustentável.
Na opinião de Edson Fávero, diretor da VIEX Americas e responsável pelo encontro, o país e sua riqueza ambiental enfrentam um grande desafio frente à necessidade de investir em grandes obras. “A necessidade de renovação e expansão da infraestrutura impulsionada pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas já é um cenário suficientemente complexo para compatibilizar interesses ambientais e econômicos. Para completar, resoluções interministeriais e do Ministério do Meio Ambiente determinaram novos procedimentos para garantir a celeridade dos licenciamentos”, afirma. “Nesse contexto, é fácil concluir que qualquer empreendimento com expressivo impacto ou risco ambiental tem grande parcela do seu sucesso atrelada ao entendimento e gestão das regras ambientais a que está submetido”, analisa Fávero.
O seminário da VIEX Americas apresentará ao empreendedor soluções para atender à legislação ambiental em seus projetos e mitigar riscos legais e de cronograma das obras. Quatro painéis de debates reunirão especialistas em direito ambiental, que debaterão temas polêmicos do setor e apresentarão diversos casos práticos.
O painel de abertura terá as presenças do sócio da Milaré advogados, Édis Milaré, do diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélio Cavalcanti, e de especialistas da Siqueira Castro Advogados e Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira & Agel Advogados. Os executivos analisarão as mudanças nos processos, os impactos para os projetos e a harmonização das regras federais e estaduais para obtenção de licenças.
Na sequência, a procuradora Denise Muniz Tarin e os advogados Antonio Augusto Reis e Floriano de Azevedo Marques Neto falarão sobre a elaboração e preparação do EIMA/RIMA no processo de licenciamento ambiental. Já a administração da gestão ambiental em grandes obras será o tema da palestra da advogada da Mattos Filhos Advogados, Lina Pimentel Garcia. O seminário será encerrado com a apresentação do analista ambiental da Serpal Engenharia e professor da UNIGRANRIO, Ney Mello, que trará casos práticos de gestão ambiental em empreendimentos de infraestrutura.
O seminário sobre Licenciamento Ambiental de Empreendimentos de Infraestrutura é um evento promovido pela VIEX Americas. A programação completa está disponível no site www.viex-americas.com.br  Inscrições e outras informações podem ser solicitadas pelo telefone 11 5051-6535.

SERVIÇO
Seminário sobre Licenciamento Ambiental de Empreendimentos de Infraestrutura
Organização: VIEX Americas
Data: 07 de fevereiro de 2012
Local: Hotel Mercure São Paulo Vila Olímpia – Rua Santa Justina, 210 – São Paulo – SP
Horário: 08h30 às 18h
Inscrições: 11 5051-6535

SOBRE A VIEX AMERICAS
VIEX Americas é uma empresa brasileira de informação empresarial especializada em eventos corporativos. Com sede em São Paulo, promove conferências, fóruns e seminários no Brasil e em diversos países da América Latina ministrados pelos principais executivos das áreas de petróleo e gás natural, energia elétrica, energia renovável, recursos naturais, infraestrutura, marítima e comércio exterior. www.viex-americas.com.br
FONTE : VIEX AMERICAS
****************************************************************************
NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.
VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR
****************************************************************************

domingo, 8 de janeiro de 2012

MOMENTO AMBIENTAL : CERRADO !!!


                                                  Foto ilustrativa do Cerrado brasileiro.


 VÍDEO DE REFERÊNCIA

 

CRÉDITOS DO VÍDEO E DA REPORTAGEM AO CENTRO DE PRODUÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL (CPJUS).

Cuidar do meio ambiente é hoje uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do planeta. Uma preocupação que ganha novos contornos e exige providências sérias e rápidas. É neste contexto que o Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS) decidiu produzir o programa Momento Ambiental. Trata-se de um interprograma exibido nos intervalos das emissoras públicas e comunitárias que traz exemplos de iniciativas simples mas capazes de ajudar a preservar o planeta.

****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS ; ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

****************************************************************************************************************************

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PISCINA NATURAL DA PAJUÇARA EM JATIÚCA / MACEIÓ RECEBERÁ SINALIZAÇÃO PARA ÁREA DE FUNDEIO DAS EMBARCAÇÕES !!!



Foto da piscina natural de Pajuçara.


Em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (5), o Insituto do Meio Ambiente decidiu colocar 20 bóias de sinalização das poitas para fundeio das embarcações que fazem o passeio às piscinas naturais da Pajuçara. O objetivo é diminuir os impactos ambientais que possam ocorrer. 

Durante a reunião, o IMA já decidiu que no próximo dia 23 será feita essa colocação, mas antes disso, no dia 10, haverá outra reunião extraordinária do Conselho Gestor da Piscina Natural da Pajuçara para garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelas entidades que formam o grupo. 

“Há um ano e meio concordamos que as bóias deveriam ser colocadas e isso não pode mais ser adiado, até porque, além de prejudicar uma área que é o cartão postal de Maceió, os órgãos que trabalham com meio ambiente no município podem ser responsabilizados”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA. 

Com a chegada do verão os trabalhos do IMA nas piscinas naturais são intensificados. Banhistas e jangadeiros são alertados, dentro do projeto Conduta Consciente como parte das atividades do Gerenciamento Costeiro (Gerco). Entretanto, a falta da sinalização pode servir de justificativa para que as pedras sejam usadas para prender as embarcações. 

“Além do impacto com o aumento de turistas, os corais podem simplesmente ser destruídos. Há poitas no local, será preciso comprar as cordas e as bóias para sinalizar”, argumentou Ricardo César, diretor técnico do IMA. 

As poitas são objetos pesados, nesse caso feitos de concreto, colocados em locais adequados – onde não há corais, e servem para fixar as cordas onde as embarcações podem ser amarradas. 

“Há quem diga que o passeio de jangada é uma coisa simples, mas esse Conselho existe para garantir que a utilização aconteça de modo adequado”, disse Claudia Paiva, da Secretaria Municipal de Promoção de Turismo (SEMPTUR). 

Desse modo, ficou acertado que a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) deverá comprar as 20 bóias, a Secretaria Municipal de Convívio e Controle Urbano (SMCCU), irá comprar as cordas. No dia 23, o IMA disponibilizará lancha de apoio e a Colônia Z1 de pescadores levará jangadas e pessoas para ajudar na colocação da sinalização. 

"Quando todo o material estiver comprado, os pescadores estão dispostos a ir colocar no local”, argumentou Maria Aparecida, presidente da Z1.

O Conselho existe desde 2007 e é formado por nove entidades. Na reunião ordinária estavam presentes, além do IMA representantes da SEMPTUR; SEMPMA; Capitania dos Portos; Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU); Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); Procuradoria Geral do Município (PGM); Vigilância Sanitária de Maceió (VISA) e Colônia Z1 de Pescadores.

Fonte : Jornal Primeira Edição.

***************************************************************************************************************************

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

***************************************************************************************************************************

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ACRE ESTIMULA PLANTIO DE MUDAS DE CITRONELA NO COMBATE A DENGUE NO ESTADO !!!


           
                          Imagem da campanha do Ministério da Saúde contra a dengue.

A Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), integra a campanha do governo: “Secretarias contra a Dengue”. 
O governo quer a participação de todas as secretarias e órgãos públicos para continuar reduzindo os casos de dengue no estado. Ao todo, somando servidores municipais e estaduais, são mais de 44 mil pessoas no combate ao mosquito aedes aegypti, principal transmissor da dengue.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, a capital do Estado concentra hoje 90% dos casos notificados de dengue. Em janeiro de 2011 iniciou a operação “Guerra contra a dengue” que teve quatro etapas: o recolhimento do entulho (mais de 16 mil toneladas), a contratação e capacitação de agentes de endemias (mais de 200 agentes), a mobilização e capacitação nas escolas (mais de 20 mil estudantes e coordenadores pedagógicos), e novamente o recolhimento de entulhos.
O resultado foi uma redução em 94% dos casos da doença em um ano de trabalho intenso no combate a dengue. A primeira ação da Sema, foi reunir os seus servidores para a apresentação do diagnóstico da dengue no Acre, enviado pela Secretaria de Saúde.
Os servidores da Sema, mobilizados pela campanha, já iniciaram a vistoria no prédio para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. 
Outra ação desenvolvida na secretaria é o cultivo da citronela em vasos e no jardim do prédio, um repelente natural que afasta o mosquito Aedes Aegypti do ambiente.
Segundo a Secretária de Meio Ambiente em exercício, Magaly Medeiros, a Sema, em parceria com a Secretaria de Floresta (SEF) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), estará estimulando a produção de mudas de citronela nos bairros.
“A Sema é responsável em cuidar do meio ambiente e das pessoas para garantir uma melhor qualidade de vida. Por isso o combater a dengue fará parte de todas as ações estratégicas da secretaria”, destacou Magaly Medeiros.
Todos os servidores foram orientados a fazer vistoria em suas casas e mobilizar parentes, vizinhos e amigos para juntos combater o mosquito.
Fonte : Secretaria de Meio Ambienta do Acre.

***************************************************************************************************************************
NO GOOGLE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL UNISANTOS.

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

***************************************************************************************************************************