Powered By Blogger

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PROGRAMA CRIANÇA ECOLÓGICA EM CRAVINHOS FAZ A ALEGRIA DAS CRIANÇAS COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL !!!



                                                        Imagem meramente ilustrativa.


A conscientização da importância do Meio Ambiente tem sido alvo de diversos programas dos Governos Federal e Estadual, além de projetos municipais como é o caso do “Programa Criança Ecológica”.

Em um momento que o planeta sofre com a poluição, efeito estufa, desmatamento e a extinção de animais, se torna cada dia mais importante a biodiversidade para o bem-estar humano, por isso as pessoas e as espécies que dividem o mesmo ambiente precisam agir juntos para que possam desfrutar de um futuro mais próspero e seguro.

O Meio Ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.

Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso. Ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Não percebem que dependem de uma base ecológica para a sua vida e a de seus descendentes. Vivem como se fossem a última geração sobre a Terra A conscientização da importância do Meio Ambiente tem sido alvo de diversos programas dos Governos Federal e Estadual, além de projetos municipais como é o caso do “Programa Criança Ecológica”, que foi implantado no início de 2010 no município de Cravinhos e tem sido destaque estadual.

“São objetivos do programa informar, sensibilizar e conscientizar os alunos acerca dos conceitos básicos da Agenda Ambiental, provocando mudanças de comportamento, que contribuam com a melhoria da qualidade de vida e do Meio Ambiente. Tornando-os assim, futuros cidadãos conscientes e agentes de mudança na sociedade”, explica a secretária municipal da Educação, Márcia Fernandes Donato.

O programa apresenta uma grande quantidade de informações e emprega linguagem apropriada para as crianças, além de se utilizar de métodos visuais e interativos para facilitar o aprendizado.

“As professoras desenvolvem os trabalhos dentro da sala de aula e conscientizam os estudantes quanto a importância de preservar o Meio Ambiente, e também que materiais que poderiam acabar em rios, bueiros ou serem jogados nas ruas podem se transformar em brinquedos, decoração e objetos de uso pessoal. É transformar o lixo em benefício de um determinado público”, relata a secretária da Educação.

Na atualidade a preservação ao Meio Ambiente é fundamental, então os pais devem estimular as crianças para que elas cuidem da natureza. Em crianças menores é importante despertar a afetividade dos pequenos pelo meio ambiente e a natureza, além de propor atividades que prezem pela coordenação motora e que estimulem a curiosidade.

“Os pais devem criar oportunidades para as crianças tocarem, cheirarem e sentirem árvores, sementes, flores, folhas, grãos de areia e de terra. Explicar que tudo faz parte da natureza. Faça que os pequenos tenham contatos com animais leve-os ao zoológico, bosque, fazenda e sítio. Incentive o pequeno a plantar ajude-o a compreender como é importante cuidar bem da muda (uma pequena horta, uma árvore ou uma flor) para que a planta cresça e se desenvolva”, comenta a coordenadora da Brinquedoteca Municipal de Cravinhos, Renata Massaro Thomazelli.

Durante as aulas os professores também apresentaram aos seus alunos uma turma de crianças defensoras da natureza, formada por personagens como Frida Flor (protetora das florestas), Bob Água (protetor das águas), Fred Fauno (protetor dos animais), Max Limpo (luta contra a poluição), Nika Valente (contra o efeito estufa) que lutam contra os vilões Dick Poluição e Polly Vigarista.

E a melhor maneira para que os pequenos possam ter consciência sobre a importância de dar um destino certo ao “lixo” é de forma lúdica, brincadeiras, músicas e desenhos.


FÓRUM CRIANÇA ECOLÓGICA


Para finalizar o projeto, foi realizado no sábado (20/10), no Parque Ecológico Fazendinha “Dr. Renato e Armando Pagano”, a 3ª edição do Fórum Criança Ecológica que teve como objetivo reunir pais, alunos, professores e funcionários das escolas municipais, todos em prol da preservação do Meio Ambiente e desenvolvimento de projetos que evitem o efeito estufa e a poluição no planeta Terra.

A EMEB. João Nogueira desenvolveu um túnel, em que as pessoas podiam sentir a sensação de um ambiente poluído e outro totalmente arborizado. No final todos receberam uma muda de árvore frutífera que foi doada pela empresa Dow Agrosciences. A EMEB. Antonio Joaquim da Silva demonstrou os principais animais em extinção e como o ser humano deve agir para que esses animais possam ser preservados.

A EMEB. Moacyr Martins dos Santos criou roupas com materiais reciclados, e fez com que seus alunos se vestissem e pudessem desfilar por todo o parque. O tema adotado foi do “lixo ao luxo”.

A EMEB. Maria Virgínia Matarazzo Ippolito promoveu a Oficina de reciclagem, em que as crianças faziam os brinquedos de produtos recicláveis e puderam levar para suas residências.

A EMEB. Abdul Massy Rahme possibilitou com que as crianças pudessem ver como é realizada a reciclagem de jardim.

A EMEB. Major Victor Ramos providenciou um rio sujo e outro cristalino, dessa maneira demonstrando a todos o que acontece quando se joga lixo no rio. Também foram realizadas camisetas com o tema de Meio Ambiente e o cultivo de verduras na água (hidroponia).

A EMEB. João Buccini trabalhou a questão ambiental com reciclagem, bem como com o trânsito, já que foram feitos meios de transportes com sucata.

A EMEB “Maria Antônia Lo Turco” desenvolveu o Projeto Criança Ecológica de 2012 tendo como base a responsabilidade individual. No decorrer do ano foram feitas várias atividades sobre o tema, tais como desenhos, contação de historias, apresentação de filmes, leitura de poemas, entre outros; o qual culminou com a entrega de sementes e a mensagem “Depende de nós, que este mundo ainda tem jeito!”

Já para finalizar as brinquedistas da Brinquedoteca Municipal “Zé Cabeleira” apresentaram a peça “Família caipira visita QG Ecológico”, que encantou a todos os presentes e ainda crianças, pais e professores que puderam percorrer todo o parque e interagir com os personagens do teatro.

Vale salientar que as CEMEIs Guilherme Favatti, Professora Neide Maria Pereira dos Reis e Vally Damião Jaquinta desenvolveram atividades do Programa “Criança Ecológica” em suas respectivas unidades de ensino.


Fonte : A Tribuna Regional - Cravinhos/SP.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem ;

http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/10/programa-crianca-ecologica-em-cravinhos.html


****************************************************************************************************************************

                                                                ORGULHO DE SER 



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário