Powered By Blogger

sábado, 27 de outubro de 2012

GRADUANDOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS FAZEM VISITA TÉCNICA NA RIVIERA DE SÃO LOURENÇO EM BERTIOGA !!!



                                                       Clique na imagem para ampliar.


No dia 27 de outubro, os graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), fizeram uma visita técnica com o Professor Me. Augusto Muniz Campos - Urbanismo, na Riviera de São Lourenço, em Bertioga.

O objetivo desta visita técnica foi a de observar o sistema de Gestão Ambiental deste empreendimento. A visita foi monitorada por um instrutor, que gentilmente apresentou todo o processo de gestão e respondeu a todas as indagações técnicas feitas pelos graduandos.

O empreendimento Riviera de São Lourenço possui um sistema completo e exclusivo de coleta, recalque e tratamento dos esgotos que garante a ausência absoluta de poluição no mar que banha os seus 4,5 km da praia.

O esgoto coletado junto aos apartamentos, casas e estabelecimentos comerciais da Riviera de São Lourenço é enviado a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada do outro lado da Rodovia Rio Santos, a 4 km da praia.

O sucesso do sistema de esgoto da Riviera ultrapassou as barreiras locais para se tornar referência nacional e internacional. Com inovações tecnológicas e criatividade, a Sobloco criou uma solução única no mundo que virou, inclusive, alvo de visitação de escolas, universidades, técnicos, professores e pesquisadores.

Desde sua concepção, o projeto foi previsto para ser executado em etapas. Para se adequar ao aumento da população e chegar ao patamar em que se encontra hoje, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) sofreu mudanças ao longo dos anos: começou com um processo biológico e, atualmente, também recebe tratamento físico-químico. A metodologia permitiu sanar a questão do alto grau de variação populacional e, como decorrência, das oscilações na produção de carga orgânica.

O projeto de saneamento da Riviera foi projetado e implantado pela Sobloco Construtora, através de profissionais especialmente contratados, e sua operação está a cargo da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço


LABORATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL


Todo o tratamento da água e do esgoto da Riviera é monitorado pelo Laboratório de Controle Ambiental, planejado pela Sobloco e construído em parceria com a Sociedade Amigos da Riviera de São Lourenço, que é responsável por sua operação. Este é o mais moderno laboratório do litoral paulista.

Inaugurado em outubro de 1994, o Laboratório tem como objetivo assegurar a potabilidade da água consumida, monitorar a qualidade dos efluentes de esgoto tratado, controlar a limpeza das águas dos canais de drenagem e verificar a balneabilidade do mar.

Os exames, que se dividem em físico-químicos e bactereológicos, são realizados semanalmente (exceto o da água potável, feito diariamente), de acordo com os padrões estabelecidos pela Cetesb.

Os testes são feitos com amostras coletadas na Estação de Tratamento de Esgotos, nos canais de drenagem (para detectar possíveis ligações clandestinas de esgoto), na Estação de Tratamento de Água e no próprio mar.

A constante classificação de "excelente" registrada nos boletins elaborados semanalmente pela Cetesb para a Praia de São Lourenço atesta as ótimas condições de balneabilidade no trecho de 4,5 km da praia da Riviera.


PROJETO AQUARIUS


Inaugurado em outubro de 1994, tem também o objetivo de monitorar a qualidade do tratamento do esgoto na Riviera. Na Estação de Tratamento de Esgotos foram instalados aquários abastecidos com a água do efluente final do tratamento, onde são cultivados peixes de diversos tamanhos e espécies. A sobrevivência destes peixes nesta água atesta a eficiência do sistema de tratamento de esgotos da Riviera.

Análises periódicas monitoram a qualidade da água dos aquários, garantindo o controle permanente do efluente final lançado no rio Itapanhaú. Os peixes da espécie acará já se reproduziram dentro dos aquários, comprovando a qualidade do efluente tratado na Riviera.


COLETA SELETIVA DE LIXO


Selecionar o lixo para a reciclagem é hoje uma prática comum em várias cidades brasileiras, mas em 1992, quando a Sobloco implantou o seu pioneiro Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera, poucos sabiam o que isso significava e porque deveria ser feito.

O programa, que é hoje operado pela Associação dos Amigos, visa principalmente:

- Reduzir o volume de resíduos gerados na Riviera destinados ao aterro controlado do município, 

- Reaproveitar os resíduos, diminuindo o desperdício de materiais, 

- Envolver a comunidade no equacionamento do problema do lixo e da manutenção da qualidade ambiental.

Para seu sucesso foram necessários significativos investimentos na área de educação ambiental. Através de palestras, workshops, encontros, folhetos e outras ações os organizadores foram conquistando a adesão e participação da população fixa e flutuante da Riviera de São Lourenço ao programa.

Numa atitude inédita no país, a Riviera mostrou que a iniciativa privada pode e deve estar junto do poder público e da população na busca de soluções para uma melhor qualidade de vida. Os resultados ultrapassaram os objetivos iniciais, tornando-se hoje este programa um dos maiores trabalhos deste gênero desenvolvido pela iniciativa privada no Brasil.

O programa vem dividido em 3 (três) frentes:

- Coleta de poda e capina para compostagem

- Coleta de materiais recicláveis 

- Gerenciamento de resíduos de construção civil

Os benefícios do Programa são muitos: economia para a municipalidade - que reduz seus gastos com a coleta -, menos poluição, e mais empregos diretos e indiretos nas atividades de triagem, de transporte, de armazenamento e de processamento nas indústrias de reciclagem. O maior dos benefícios, entretanto, não se traduz em números: é dar às pessoas a chance de atuar diretamente na construção de um mundo melhor.



                                                                         FOTOS

                                        VISITA TÉCNICA - RIVIERA DE SÃO LOURENÇO


                                                      Clique nas imagens para ampliar.





















                                                      Clique nas imagens para ampliar.


VÍDEO DE REFERÊNCIA



CRÉDITOS DO VÍDEO AOS GRADUANDOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.


Fonte : Riviera de São Lourenço, e Graduandos de Gestão Ambiental da UniSantos.

Coordenador da visita : Professor Me. Augusto Campos - Urbanismo.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem ;

http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/10/graduandos-de-gestao-ambiental-da_27.html


****************************************************************************************************************************

                                                                ORGULHO DE SER 



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário