Powered By Blogger

sábado, 6 de outubro de 2012

GRADUANDOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS FAZEM VISITA TÉCNICA AO MAIOR AQUÁRIO DO BRASIL E DA AMÉRICA DO SUL !!!



                                                         Imagem meramente ilustrativa.


No dia 06 de outubro, os graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Católica de Santos, fizeram uma visita técnica com a Professora Me. Rossana Virga - de Impactos no Ambiente Marinho, ao Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul.

O objetivo desta saída técnica foi o da observação dos animais marinhos para contribuir para a adequada compreensão dos meios em que vivem. A visita teve como monitora Ana Carolina Pereira Mattos, que gentilmente respondeu a todas as indagações técnicas feitas pelos graduandos.

O Acqua Mundo privilegia desde sua inauguração, a educação, a pesquisa e o lazer. Com isto desenvolve oficinas temáticas, ciclo de palestras e oferece aos visitantes 49 recintos (água doce, salgada, aquaterrários e terrários) com representações de vários habitats marinhos e terrestres.

Com 1.446.560 litros de água e totalizando uma área de 5.775 m², o Acqua Mundo é um verdadeiro complexo de entretenimento com praça de alimentação (choperia, sorveteria e cafeteria), loja temática, estacionamento e a maior exposição de organismos aquáticos da América do Sul.

A maior atração é o Oceano, tanque com 800 mil litros de água salgada, construído especialmente para a exposição de grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões oceânicos. O Acqua Mundo expõe várias espécies de animais aquáticos, representativos dos mais diversos ambientes e grupos zoológicos - tubarões, pingüins e outras aves aquáticas, peixes de água doce e salgada, tartarugas e répteis como lagartos, jacarés e cobras.

Entre invertebrados, peixes de água doce e salgada, aves e mamíferos no total são 235 espécies de animais totalizando 8 mil animais em exposição. Para que os animais tenham um comportamento natural, cada recinto é uma réplica do habitat natural dos animais - assim temos o manguezal, costão rochoso, recife de coral, floresta amazônica inundada, o pantanal mato-grossense, praia arenosa, Tanque de Contato, onde o visitante pode tocar em ouriços, estrelas-do-mar e filhotes de tubarão.

Além disso uma das atrações é o tanque do lobo-marinho com um espaço ao ar livre e outro coberto privilegiando as necessidades do animal.


FILOSOFIA DE TRABALHO


O empreendimento proporciona aos visitantes vivência e conhecimento que possibilita uma melhor compreensão e respeito com a natureza. Para isso, conta com o Programa de Educação Ambiental - PEA, que tem como filosofia o conhecimento científico do mais alto nível, de forma didática e lúdica.

Ecossistemas costeiros e seus organismos, o lixo urbano e industrial, entre outros temas atuais são abordados com atividades dirigidas para o público das mais diversas formas como atividades de campo e de laboratório e visitas dirigidas aos recintos do Acqua Mundo.

Painéis explicativos estão dispostos ao longo dos corredores e sobre os tanques, abordando de forma didática os animais e ambientes expostos. Além disso, monitores de biologia treinados atendem os visitantes.

Com capacidade para 90 lugares, o auditório é programado para sessões de filmes científicos dirigidos de acordo com o interesse de cada grupo. O Setor Educativo tem ainda sala de aula para 45 alunos e uma biblioteca técnica para pesquisa e trabalhos escolares.

Recebe grupos da terceira idade, deficientes visuais e grupos escolares, inclusive os de graduação.


                     FOTOS DOS GRADUANDOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS

                                                                 ACQUA MUNDO


                                                      Clique nas imagens para ampliar.

















Clique nas imagens para ampliar.


VÍDEO DE REFERÊNCIA

ALIMENTAÇÃO DOS PIRARUCUS



CRÉDITOS DO VÍDEO À TURMA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

Narração do vídeo: Ana Carolina Pereira Mattos.


Fonte : Blog Gestão Ambiental da UniSantos / Visita Técnica: Professora Me Rossana Virga.


Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem ;

   http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/10/graduandos-de-gestao-ambiental-da.html


****************************************************************************************************************************

                                                                ORGULHO DE SER 



****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário