Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PROTESTE LANÇA CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE NA RIO +20 !!!


                                                          Imagem da capa da cartilha.


A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE), coloca a sua disposição uma cartilha de Sustentabilidade. Ela chega em boa hora já que o Brasil está sediando a Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.

A proteção ambiental depende em larga escala do consumo consciente. De pequenas e grandes ações e nós devemos fazer nossa parte.

Governos podem postergar medidas urgentes para a sustentabilidade, porém muita coisa depende mesmo, de nós. A PROTESTE tem com o meio ambiente compromisso tão intenso quanto com os direitos do consumidor. Porque, sem um planeta para viver, não haverá relações de consumo.

Com essa cartilha a PROTESTE reforça aquelas orientações básicas, mas que nem todo mundo adota como a separação e coleta seletiva de lixo, a economia de água e energia, o uso da bicicleta e do transporte coletivo, o descarte adequado de baterias, pilhas, óleos vegetais e a abolição de impressos em escritórios.

Calibrar os pneus, por exemplo, parece ato corriqueiro, mas reduz o consumo de combustível. Utilizar sacolas de tecido para fazer compras e canecas de vidro para beber água e café no trabalho também são atitudes em prol da vida.

Se, além disso, dermos cartão vermelho a produtos e serviços nocivos ao meio ambiente, faremos ainda mais, pois influenciaremos toda a cadeia de produção, obrigando os empresários a agir com mais respeito à natureza.

São 22 páginas com dicas sobre cidadania e sustentabilidade, consumo consciente e colaborativo, gentileza sustentável e outras dicas.É alertado por exemplo, para a importância de adotar padrões sociais menos consumistas e mais reducionistas, escolhendo produtos que realmente sejam utilizados em um curto espaço de tempo, evitando os supérfluos.

Deve-se optar por produtos mais eficientes, com maior durabilidade, vida útil prolongada e possibilidade de reparação. Produtos descartáveis só devem ser utilizados se forem imprescindíveis, em geral por questões de saúde e higiene.

A cartilha será distribuída durante o evento “Desafios da Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável”, que será realizado na sexta-feira (15 de junho) , das 11h às 19h, na Arena da Barra, Rio de Janeiro. O debate integra as atividades oficiais da Sociedade Civil na Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.

Promovido pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (EE/USP), o evento tem apoio da PROTESTE e do Instituto O Direito por um Planeta Verde. Sérgio Mardirossian, coordenador da área técnica de Produtos da PROTESTE participará da plenária que discutirá o tema: Resíduos Sólidos e Responsabilidade Pós-Consumo.


CARTILHA DA PROTESTE EM PDF



Fonte : Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
 
Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

            http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/06/proteste-lanca-cartilha-de.html


****************************************************************************************************************************

                                                           UNISANTOS NA RIO +20




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM :

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    ResponderExcluir