Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de junho de 2012

PASSAPORTE VERDE É LANÇADO NO RIO DE JANEIRO VISANDO A RIO +20 E A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL !!!



Com o conceito “Turismo sustentável por um planeta vivo”, a campanha tem o objetivo de estimular a reflexão do turismo consciente, seus aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais,  mostrando que através de atitudes simples, como o consumo responsável e o uso racional dos recursos naturais, podemos favorecer a economia e o desenvolvimento dos destinos que o turista visita.


Os 5,5 milhões de turistas que visitam anualmente o Brasil provocam impactos ambientais equivalentes a quase o dobro da população de Brasília. Em 2014, na Copa do Mundo de Futebol a previsão do Ministério do Turismo é que esse número pule para 7,2 milhões. Nas Olimpíadas de 2016 serão 380 mil estrangeiros a mais.

A pressão dessa população flutuante sobre os serviços e recursos naturais levou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a iníciar, na Semana do Meio Ambiente e na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20),  campanha mundial para que os estrangeiros busquem opções de consumo de baixo impacto ambiental nos países onde aportarem.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro do Turismo Gastão Dias Vieira, e o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, lançaram a campanha neste sábado (02/06), no Cristo Redentor, um dos principais cartões postais e pontos turísticos mais visitados do País.

O objetivo é mostrar ao turista de que forma suas escolhas durante uma viajem podem contribuir para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A charmosa Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro, foi escolhida para sediar o projeto piloto da campanha. O município vai implementar várias iniciativas para promover a melhoria da sustentabilidade socioambiental, a começar pela gastronomia local. Os restaurantes serão estimulados a adquirir produtos da agricultura familiar, da pesca artesanal e da produção rural sustentável da localidade.

O lema da campanha, que começa no Brasil e deve se espalhar pelo mundo nos próximos anos, é "Passaporte Verde, Turismo Sustentável por um Planeta Vivo".

A partir da Rio+20, todo turista que desembarcar nos aeroportos brasileiros, receberá orientações sobre padrões de consumo sustentáveis. A proposta é oferecer ao turista uma nova maneira de interagir com a natureza, com tradições e valores socioculturais singulares e diversos.

Assista ao vídeo do evento: http://vimeo.com/43325093


SOBRE A CAMPANHA

O Brasil é uma das 20 nações que integram a Força Tarefa Internacional para o desenvolvimento do turismo sustentável, uma iniciativa voluntária, que é liderada pelo governo da França, voltada para estimular o desenvolvimento sustentável do turismo em todo o planeta. Idealizada como uma das iniciativas dessa Força Tarefa, a campanha visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida das pessoas nos destinos que visita.

Trata-se de uma iniciativa que visa disseminar um conjunto de informações e de dicas de consumo consciente no turismo. O lema da campanha “Passaporte Verde, Turismo Sustentável por um Planeta Vivo” é um apelo para o exercício da cidadania ambinetal global e visa influenciar o turista a assumir o seu papel como um agente que pode contribuir para a conservação do meio ambiente, buscando um relacionamento saudável com a natureza, com as comunidades e com a cultura dos destinos turísticos que visita.

Com a implementação dessa campanha, o Brasil desencadeia um movimento global para estimular uma demanda positiva por produtos e serviços turísticos eficientes do ponto de vista ambiental, induzindo também o setor do turismo e toda sua cadeia produtiva a incorporar práticas socioambientais corretas.

O website Passaporte Verde (também disponível em francês e inglês) é uma das ferramentas que os turistas têm à disposição para conhecer melhor os impactos positivos ou negativos de suas escolhas pessoais e de seu comportamento antes, durante e depois de viajar.


Sobre o passaporte verde acesse:
www.unep.org/greenpassport
www.unep.fr/tourism


Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

  http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/06/passaporte-verde-e-lancado-no-rio-de.html


****************************************************************************************************************************

                                                           UNISANTOS NA RIO +20




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM :

    www.3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com

    ResponderExcluir