Powered By Blogger

terça-feira, 12 de junho de 2012

MARCO DA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS NO RIO DE JANEIRO EM 1992 FOI O DISCURSO DE UMA JOVEM !!!





A Conferência das Nações Unidas, no Rio de Janeiro em 1992, foi considerada pela comunidade global como uma das melhores tentativas para mudar o curso do desenvolvimento humano para um modelo que seria sustentável e equitativo.

178 países, representados pelos chefes de governo, concordaram por unanimidade com a adoção da Agenda 21, projeto de desenvolvimento sustentável para o mundo, em direção ao século XXI. O novo encontro, já nesse século, foi denominado Rio+20. Avaliará o quanto o mundo evoluiu nesses últimos 20 anos e como podemos reavaliar as metas e os planos de ação, segundo as demandas.

Com o objetivo de preparar a agenda para a Rio+20, a ONU encomendou três relatórios sobre o progresso da implementação dos princípios do Rio. Estes relatórios acabaram de ser publicados e proporcionam uma leitura muito sombria. Sobre os principais objetivos estabelecidos na Rio 92, o progresso tem sido muito pobre.


DISPARIDADE NO USO DOS RECURSOS

A análise verificou, sem surpresa, que 20% da população mundial que vive na América do Norte, na União Europeia e no Japão, ainda consomem 80% da matéria-prima e dos recursos energéticos do mundo.

Em média, um habitante da América do Norte consome 90kg de matéria-prima por dia, um da União Europeia 45kg por dia e em todo o continente africano, essa média é de apenas 10kg por dia. O aumento da demanda das regiões densamente povoadas da China e da Índia, não previsto no encontro de 1992, piora ainda mais a situação da África.

Nos 20 anos desde a Rio 92, os países ricos têm, de fato, desenvolvido novos processos e tecnologias para reduzir o uso de matéria-prima e energia em vários setores de produtos manufaturados. Esses novos procedimentos e tecnologias não foram transferidos para as indústrias emergentes na China, Índia ou nas outras economias emergentes. A disparidade é ainda mais ampla nas pequenas e médias indústrias nessas economias emergentes, devido à pouca exposição às tecnologias globais.

A área mais problemática que falhou, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, continua a ser a indústria de geração energética. O mundo continua dependendo dos combustíveis fósseis, com 53% da geração de energia provenientes dos derivados do petróleo ou do gás natural e os outros 27% do carvão. A energia hidroelétrica representa apenas 2,3%, a energia solar e eólica minúsculos 0,8%.


REDUÇÃO DE POBREZA

A Rio 92 concluiu, com razão, que o desenvolvimento sustentável só pode acontecer se os níveis de pobreza globais forem drasticamente reduzidos. Naquela reunião, as nações concordaram que a redução da pobreza é de responsabilidade de todos os países, não apenas dos países pobres. Sobre medidas de redução da pobreza, o relatório é particularmente sombrio.

Os fundos que efetivamente foram desembolsados pelas economias desenvolvidas estão muito aquém dos compromissos assumidos previamente. As justificativas são que o dinheiro concedido é desperdiçado pela corrupção institucional e há um desrespeito aos calendários. Embora essas razões, até certo ponto, sejam válidas, a diminuição da ajuda se deve prioritariamente à contração econômica destas nações. Uma vez que essa contração parece destinada a continuar, a Rio+20 poderá não encontrar qualquer solução para este problema.


VÍDEO DE REFERÊNCIA



CRÉDITOS DO VÍDEO À ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU).




                                     NOTÍCIAS DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO

                                                                       03.06.1992



                                                                      04.06.1992



                                                                       09.06.1992



                                                                      11.06.1992



                                                                     13.06.1992



                                                                     15.06.1992



                                                                      15.06.1992


                        

Fonte : Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente e jornal O Estado de São Paulo.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

 http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/06/marco-da-conferencia-das-nacoes-unidas.html


****************************************************************************************************************************

                                                           UNISANTOS NA RIO +20




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário