Powered By Blogger

domingo, 17 de junho de 2012

GRADUANDOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS FAZEM VISITA TÉCNICA NA SABESP DE CUBATÃO COM PROFESSOR DE SANEAMENTO BÁSICO !!!



                                        Foto na Estação de Tratamento de Água de Cubatão.


Neste sábado, dia 16.06, os graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Católica de Santos, fizeram uma visita técnica com o Professor Flávio Rodrigues Corrêa na Estação de Tratamento de Água da SABESP de Cubatão.

A finalidade desta visita técnica foi proporcionar aos alunos(as) conhecimento sobre a maior estação de tratamento de água do interior e litoral de São Paulo, a ETA Cubatão, que abastece os municípios de Santos, Cubatão, São Vicente e parte de Guarujá e Praia Grande.

Lá o monitor Pierino Muglia Júnior informou os graduandos sobre o processo de captação, tratamento e distribuição de água.

As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Das 213 estações: 28 abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, e as outras 185 fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado.

Atualmente, são tratados 105 mil litros de água por segundo, sendo que só a de Cubatão trata 4mil litros.

É um número bem expressivo, mas que ainda pode aumentar. Projetos de extensão e melhorias dos sistemas de abastecimento estão em pauta. O Sistema Alto Tietê, por exemplo, deve passar de 10 para 15 mil litros de água por segundo.

O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.

As etapas são:

Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isso facilita a retirada de matéria orgânica e metais.

Pré-alcalinização – Depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento. ( Fator pH – O índice pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5 ).

Coagulação – Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.

Floculação – Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas.

Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.

Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.

Pós-alcalinização – Em seguida, é feita a correção final do pH da água, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações.

Desinfecção – É feita uma última adição de cloro no líquido antes de sua saída da Estação de Tratamento. Ela garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor.

Fluoretação – O flúor também é adicionado à agua. A substância ajuda a prevenir cáries.


                                                                ORIGEM DA MARCA



A marca da Sabesp foi criada em 1973, por Nabih Mitaini, que teve a idéia de se utilizar da forma e significado da antiga ânfora criada pelos egípcios. Segundo alguns historiadores, a civilização egípcia se utilizava de vasos de barro para o processo de aeração e decantação da água. Mais tarde, gregos e romanos também faziam uso das ânforas para armazenar água e outros líquidos. Definido o conceito visual base, dentro do tema proposto, Mitaini introduziu elementos simbólicos: uma gota estilizada, que hoje vem revestida da idéia geral de saneamento, como elemento que concorresse para a concordância de linhas e arcos na organização da figura. Partiu-se, ainda, para uma dinâmica de associação das iniciais do tema (s, b) na formação da marca com a finalidade de, plasticamente, alcançar a configuração destas iniciais somadas ao simbolismo (ânfora e gota). O elemento gráfico superior à direita forma a letra "C" (Companhia). Há, ainda, a conotação gráfica de s - b (saneamento básico). E no rebatimento surge a letra "P" que somada ao "S" resulta em "SP" (São Paulo).


SOBRE A SABESP

A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 363 municípios do Estado de São Paulo. Desde 2002 a Sabesp possui ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo e Nova Iorque. Em número de clientes, pode ser considerada como uma das maiores empresas de saneamento do mundo. São 27,1 milhões de pessoas atendidas, quase duas vezes a população da Bélgica. Para oferecer serviços de qualidade, mantém uma gigantesca estrutura e nos últimos cinco anos investiu aproximadamente R$ 5 bilhões. De 2009 a 2013 serão investidos R$ 8,6 bilhões para manter os índices alcançados, ampliar a coleta e tratamento de esgotos e oferecer: 100% de água tratada,   90% de esgotos coletados,  88% de tratamento de esgotos. Além dos serviços de saneamento básico no Estado de São Paulo, a Sabesp está habilitada a exercer atividades em outros Estados e países e atuar nos mercados de drenagem, serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia. A Sabesp também ampliou sua plataforma de soluções ambientais. Assim, grandes clientes podem se beneficiar dos seus conhecimentos e da tecnologia para uso racional da água, destinação adequada dos esgotos e preservação do meio ambiente.


AGRADECIMENTO

Os Alunos e Alunas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Católica de Santos, através de seu representante de classe, agradecem a SABESP pela oportunidade de conhecer suas instalações e pela gentileza da recepção do monitor Pierino Muglia Júnior, que gentilmente atendeu a todas as nossas solicitações de esclarecimentos.


                                                           REGISTRO FOTOGRÁFICO

                                                                       16.06.2012
































Na foto da esquerda para direita; Giancarlo de Savoia, Camila Lourenço, Valter Santos, Dannilo Eloi, Camila Oliveira, Débora Guimarães Dias, Professor Flávio Rodrigues Corrêa, e Marcelo Gil.




Na foto da esquerda para direita; Camila Lourenço, Giancarlo de Savoia, Dannilo Eloi, Débora Guimarães Dias, Camila Oliveira, Valter Santos, monitor Pierino Muglia Júnior, e Marcelo Gil.


           CRÉDITOS DAS FOTOS AOS GRADUANDOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.


VÍDEOS DE REFERÊNCIA

EXPLICAÇÃO TÉCNICA SOBRE A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO



LIMPEZA DA ÁGUA


CRÉDITOS DOS VÍDEOS AOS GRADUANDOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.


Orientador da visita técnica : Professor Me. Flávio Rodrigues Corrêa (Saneamento Básico - UNISANTOS).

Tópico elaborado por Marcelo Gil - Representante de Classe.


**********************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/06/graduandos-de-gestao-ambiental-da_16.html


**********************************************************************************************************************

                                                           UNISANTOS NA RIO +20




**********************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

**********************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário