Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de junho de 2012

ENERGIAS RENOVÁVEIS ATINGEM $ 257 BILHÕES EM INVESTIMENTOS EM TODO MUNDO !!!



                  Imagem da instalação de painel solar em uma residência nos Estados Unidos.


A geração de energia solar superou a energia eólica passando a se tornar a tecnologia de energia renovável de escolha para os investidores globais em 2011.

A energia solar atraiu quase o dobro de muito investimento como o vento, impulsionando o setor de energia renovável para mais um ano recorde, ainda que cercada de desafios para a indústria, de acordo com dois novos relatórios sobre as tendências de energia renováveis ​​emitidos pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) e da Rede de Políticas de Energia Renovável para o Século 21 (REN21).

Tendências Globais do Investimento de Energia Renovável 2012 é a quinta edição do relatório do Pnuma, baseado em dados da Bloomberg New Energy Finance, e tornou-se o padrão de referência para os valores dos investimentos globais de energia limpa.

Este ano mostra que, apesar de uma paisagem cada vez mais competitiva, muito dura para os fabricantes, o investimento total em energia renovável e combustíveis no ano passado aumentou 17%, para US $ 257,000 milhões, um aumento de seis vezes face a 2004 e 94% maior do que o total em 2007, um ano antes da crise financeira mundial.

Embora o aumento de 17% no ano passado foi significativamente menor do que o crescimento de 37% registrado em 2010, foi alcançado em um momento de rápida queda de preços para equipamentos de energias renováveis ​​e uma forte pressão sobre os orçamentos fiscais no mundo desenvolvido.

A REN21 Renewables Global Status Relatório 2012, que tornou-se o relatório de referencia no mercado de energia renovável, da indústria e desenvolvimentos políticos, observa que em 2011 as energias renováveis ​​continuou a crescer fortemente em todos os setores de utilização final - aquecimento, energia e refrigeração e transporte. As fontes renováveis ​​têm crescido para fornecer 16,7% do consumo de energia global. Desse total, a parcela fornecida pela biomassa tradicional diminuiu ligeiramente, enquanto a parcela proveniente de modernas tecnologias renováveis ​​aumentou.

Em 2011, as tecnologias de energia renovável continuou a se expandir em novos mercados: cerca de 50 países da capacidade instalada de energia eólica, solar e capacidade fotovoltaica evoluiu rapidamente em novas regiões e países. Os coletores solares de água quente são utilizados por mais de 200 milhões de lares, bem como em muitos edifícios públicos e comerciais em todo o mundo.

As duas publicações foram lançadas em conjunto por Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUMA, Mohamed El-Ashry, presidente da REN21, Michael Liebreich, diretor executivo da Bloomberg New Energy Finance, e Dr. Professor Udo Steffens, presidente e CEO da Escola de Frankfurt de Finanças e Gestão, anfitrião da Escola de Frankfurt - UNEP Centro Colaborador para o Clima e Finanças da Energia Sustentável.


DESTAQUES 2011

- O investimento total em energia solar saltou 52% para US $ 147 bilhões e apresentou expansão nos telhados fotovoltaicos (PV) instalações na Itália e na Alemanha, a rápida disseminação da pequena PV para outros países da China ao Reino Unido e grandes investimentos em grande escala concentrando solares térmicos (CSP) projetos de energia em Espanha e os EUA.

- Os Estados Unidos subiram no topo do ranking de investimento de energias renováveis, com um salto de 57% para US $ 51 bilhões, como desenvolvedores correram para lucrar com três programas de incentivos significativos antes que expirou em 2011 e 2012. Depois de liderar o mundo por dois anos, a China viu sua vantagem sobre os EUA encolher para apenas US $ 1 bilhão em 2011, uma vez que registou o investimento em energia renovável de US $ 52 bilhões, um aumento de 17%.

- Missão Solar Nacional da Índia ajudou a impulsionar um aumento impressionante de 62% para US $ 12 bilhões, a expansão mais rápida do investimento de qualquer mercado de energias renováveis ​​grande no mundo. No Brasil, houve um aumento de 8% para US $ 7 bilhões.

- Os desafios competitivos intensificou drasticamente, levando a quedas acentuadas nos preços, especialmente no mercado de energia solar - um benefício para os compradores, mas não para os fabricantes, uma série de quem saiu do negócio ou foram forçados a reestruturar.

- Energia renovável, excluindo grande hidrelétrica, responsável por 44% de toda a nova capacidade de geração adicionado mundial em 2011 (ante 34% em 2010). Isso representou 31% da nova potência real gerada, devido a fatores de menor capacidade de capacidade de energia solar e eólica.

- O investimento bruto em combustíveis fósseis, a capacidade em 2011 era de  302 bilhões de dólares, em comparação com 237.000 milhões dólares americanos para que, em capacidade de energia renovável excluindo as grandes hidrelétricas.

- Os sete principais países de capacidade de energia renovável excluindo grandes hidrelétricas - China, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Itália, Índia e Japão - foram responsáveis ​​por cerca de 70% da capacidade renovável não-hidráulica total mundial. O ranking entre esses países era bastante diferente para os não-hydro capacidade em uma base por pessoa: Alemanha, Espanha, Itália, os EUA, Japão, China e Índia. Por região, a UE foi o lar de cerca de 37% da capacidade hídrica mundial não-renovável no final de 2011, China, Índia e Brasil responderam por cerca de um quarto.

- Tecnologias renováveis ​​estão se expandindo para novos mercados. Em 2011, cerca de 50 países da capacidade instalada eólica, a capacidade de energia solar fotovoltaica está se movendo rapidamente em novas regiões e países; interesse na energia geotérmica tem tomado conta de Vale da África Oriental Rift e em outros lugares; interesse em aquecimento e refrigeração solares está crescendo em países em torno de o mundo, eo uso da biomassa para fins energéticos modernos está se expandindo em todas as regiões do globo.

- No setor de energia, energias renováveis ​​foram responsáveis ​​por quase metade dos cerca de 208 gigawatts (GW) de capacidade elétrica acrescentado a nível mundial durante o ano. O vento e a energia solar fotovoltaica (PV) responderam por quase 40% e 30% de capacidade renovável, respectivamente, seguido por energia hidrelétrica (cerca de 25%). Até o final de 2011, o total mundial de capacidade de energia renovável ultrapassou 1.360 GW, um aumento de 8% sobre 2010; energias renováveis ​​composta por mais de 25% do total da capacidade de geração de energia global (estimado em 5.360 GW em 2011) e forneceu uma estimativa de 20,3% mundial eletricidade.

- Pelo menos 118 países, os países mais de metade dos quais estão em desenvolvimento, teve metas de energia renovável no local no início de 2012, até de 96 um ano antes, embora alguns afrouxamento da política de apoio foi visto em países desenvolvidos. Esse enfraquecimento reflete pressões de austeridade, especialmente na Europa, e de impasse legislativo no Congresso dos EUA.

- Apesar de todos os investimentos adicionais, os preços das ações no setor de energia renovável teve um 2011 sombrio no rosto do excesso de capacidade nas cadeias de produção solar e eólica e inquietação dos investidores sobre a direção das políticas de apoio na Europa e América do Norte.

"Pode haver várias razões, condução de investimentos em energias renováveis, de clima, segurança energética e da urgência para eletrificar áreas rurais e urbanas no mundo em desenvolvimento como um caminho para a erradicação da pobreza. O crescimento forte e sustentado do setor das energias renováveis ​​é um fator importante que está ajudando muitas economias no sentido de uma transição para uma de baixo carbono, recurso eficiente de Economia Verde ",diz Steiner.

"Isso envia um outro sinal forte de oportunidade para os líderes mundiais e delegados reunidos no final deste mês na Cúpula Rio +20: ou seja, que a transformação do desenvolvimento sustentável do progresso desigual para uma realidade para sete bilhões de pessoas é viável quando as tecnologias existentes combinadas com políticas de inspiração e liderança decisiva ", disse ele.

"É essencial prosseguir com as políticas governamentais que apoiam e nutrem o crescimento do setor, e de acalmar as disputas comerciais prejudiciais. Caso contrário a transição de baixo carbono poderia enfraquecer apenas no momento em que a redução de custos emocionantes estão começando a transformar a economia" alertou.

Diz o Dr. El-Ashry: "Apesar da contínua crise econômica em alguns mercados-chave tradicionais, e as continuas incertezas políticas, mais energia renovável foi instalada no ano passado do que nunca. A política ajudou a impulsionar a energia renovável para a frente. A elaboração e a implementação foram estimulados pela catástrofe nuclear de Fukushima, no Japão, junto com melhorias nos custos de energia renováveis ​​e novas tecnologias. Como resultado, a energia renovável está se espalhando para outros países e regiões do globo. Há mais de 5 milhões de empregos nos setores de energia renovável, e o potencial de criação de emprego continua a ser um dos principais motores para políticas de energia renovável".


SOLAVANCOS NA ESTRADA

Confrontado com a queda dos preços de energia verde, de tecnologia e medidas de austeridade econômica, muitos governos reduziram os subsídios as energias renováveis ​​o que permitiu que outros regimes de apoio fossem saneados. O resultado foi uma sucessão de falências de empresas e fechamento de fábricas em 2011-2012, incluindo cinco importantes fabricantes solares os EUA ea Alemanha.

De acordo com Steiner, "Hoje a situação de excesso de capacidade em alguns setores de energias renováveis, especialmente solar, proporciona a oportunidade de upscale, implantação em novos mercados, poucos achavam possível apenas alguns anos atrás. Isto é particularmente atraente para os muitos países em desenvolvimento, onde grande parte da população tem pouco ou nenhum acesso a serviços energéticos modernos".

Diz o Prof Dr. Steffens: "As energias renováveis ​​estão começando a ter um impacto muito conseqüentes do fornecimento de energia, mas também estamos testemunhando muitos sintomas clássicos de crescimento setorial rápidamente - grandes sucessos, falências dolorosas, disputas comerciais internacionais e mais Isto é um. momento importante para a formulação de políticas estratégicas como vencedores na forma da nova economia e solidificar".

Adiciona o Sr. Liebreich: "Estamos entrando em um período fascinante, com custos de energia limpa está começando a ser competitivo com os combustíveis fósseis. O desafio para os políticos é reduzir mecanismos de apoio a apenas o ritmo certo - muito rápido, e o futuro a longo prazo da indústria serão prejudicados. Muito lento e você faz os contribuintes do mundo e dos consumidores de energia um grande desserviço. Agora estamos vendo o lado da oferta que os preços estão sendo comprimidos, mas é importante lembrar que instaladores, geradores e consumidores estão se beneficiando. Tudo isso faz parte do amadurecimento do setor", diz ele.

"Em 1903, os Estados Unidos tinham mais de 500 empresas de automóveis, a maioria que rapidamente caiu no esquecimento, até mesmo como o setor automobilístico, cresceu em um rolo compressor industrial. Um século atrás, escrevendo fora da indústria automobilística com base nas falhas das empresas mais fracas teriam sido tolo. Hoje, o setor de energia renovável está experimentando semelhantes de crescimento que o setor se consolida".

Imagem da indústria na comunidade de investidores tenha sido prejudicado por uma série de alto perfil falhas da cadeia de suprimentos da empresa, diz ele. Ao mesmo tempo, ele aponta, as instalações solares da Alemanha atingiu um novo pico de saída recorde de 22GW no final de maio - o equivalente a cerca de um quarto da demanda de energia do país total.


ENERGIAS RENOVÁVEIS

Nos países mais e mais, a energia renovável representa uma parte significativa e crescente da oferta total de energia.

Nos Estados Unidos, a energia renovável (incluindo grandes hidrelétricas), desde 12,7% da electricidade nacional total em 2011, ante 10,2% em 2010, e 9,3% em 2009. Um 39% estimado de capacidade elétrica em 2011 foi acrescentado a partir de fontes renováveis, principalmente de energia eólica. Fontes de energia renováveis ​​representaram cerca de 11,8% da produção dos EUA energia primária nacional, pela primeira vez ultrapassando a 11,3% da energia nuclear.

A China mais uma vez liderou o mundo na instalação de turbinas eólicas e hidrelétricas foi o produtor superior e dos principais fabricantes de módulos fotovoltaicos em 2011. Geração de energia eólica aumentou em mais de 48,2% durante o ano.

Na União Europeia, as energias renováveis ​​responderam por mais de 71% do total de eletricidade gera adições de capacidade em 2011, com energia solar fotovoltaica sozinho representa quase metade (46,7%) de nova capacidade entrar em funcionamento.

Alemanha continua a ser o terceiro maior mercado para o investimento em energia renovável. As fontes renováveis ​​encontrou 12,2% do consumo total de energia final e representou 20% do consumo de electricidade (acima de 17,2% em 2010 e 16,4% em 2009).

Enquanto o mundo celebra a ONU "Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos", o REN21 Renewables 2012 Global Status Relatório inclui um enfoque especial em energias renováveis ​​rural, com base em informações de especialistas locais de trabalho de todo o mundo. A energia renovável é visto cada vez mais como um meio para fornecer milhões de pessoas com uma melhor qualidade de vida através do acesso a cozinha moderna, aquecimento / arrefecimento e electricidade.

A implantação impressionante de todas as tecnologias energéticas renováveis, combinadas com reduções de custos e avanços tecnológicos significativos nos últimos anos, criar uma oportunidade importante para o desenvolvimento de energia renovável rural que aponta para um futuro melhor. No entanto, mais esforços serão necessários para atingir os objectivos delineados pela ONU: o investimento anual no sector da energia rural precisa de aumentar mais de cinco vezes para fornecer acesso universal à energia moderna em 2030.


FECHANDO A LACUNA COM OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

O preço de todas as principais tecnologias de energia renovável continuou a cair em 2011 - até o ponto onde eles estão desafiando as fontes de combustíveis fósseis, antes mesmo de benefícios para a saúde, clima e outros estão fatorados dentro.

A razão dominante para as quedas de preços era de que as margens do fabricante foram compactadas como a indústria continuou a mudança de um período de menos de capacidade de alguns anos atrás, a capacidade excedentária agora como a crescente demanda não conseguiu acompanhar com um aumento da oferta.

A queda de preço mais espetacular foi em células fotovoltaicas, cujo preço médio caiu de US $ 1,50 por Watt em setembro de 2010, para US $ 1,30 por Watt em janeiro de 2011 e US $ 0,60 por Watt até o final do ano, segundo a New Energy Bloomberg Finance Índice de Preços ao Solar . Isso alimentou uma queda nos preços módulo fotovoltaico de quase 50% entre o início de 2011 eo início deste ano.

Turbinas eólicas onshore mostrou um similar, embora menos dramática tendência. Em 2011, os preços das turbinas a serem entregues no segundo semestre de 2013 foram 25% inferiores aos dispositivos entregues no primeiro semestre de 2009, de acordo com a Bloomberg New Energy Finance Vento Índice de Preços Turbine.

Enquanto 2011 viram quedas significativas nos custos de geração de um MWh de energia a partir do vento onshore (queda de 9%), e do PV tecnologias (queda de mais de 30%), o custo da eletricidade gerada por combustíveis fósseis fontes mudou menos na maior parte do mundo - apesar das quedas acentuadas nos preços do gás natural dos EUA, devido ao maior uso de "fracking", uma forma muito contestada de extração de recursos.

Com base nas tendências actuais, prevê-se que a média mundial de projetos onshore vento vai ser totalmente competitivo com ciclo combinado de geração de turbina a gás em 2016, mesmo em os EUA, como os preços do gás são esperados para recuperar a um ponto onde eles cobrem o custo de extração . Atualmente, isso é verdade apenas de uma minoria de projetos eólicos, aqueles que usam as turbinas mais eficientes em locais com recursos eólicos superiores.

No solar, a análise sugere que o custo de produção de energia a partir de painéis fotovoltaicos no telhado para uso doméstico já é competitiva com o varejo (mas não a venda por atacado) preço da electricidade durante o dia em vários países, incluindo Alemanha, Dinamarca, Itália e Espanha, bem como o estado do Havaí.


AMBIENTE POLÍTICO IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO

Análise REN21 descobriu que a estabilidade das políticas energéticas renováveis ​​continuam a ser uma força motriz por trás do desenvolvimento da capacidade de energia verde.

Pelo menos 118 países - mais da metade deles no mundo em desenvolvimento - já estabeleceu metas para as energias renováveis. Estes incluem ações de energia primária total, utilização final de energia total, a geração de eletricidade (geralmente 10-30%), fornecimento de calor, os biocombustíveis como partes de combustíveis para os transportes rodoviários, e totais capacidades instaladas para tecnologias específicas.

Suporte para geração de energia renovável continua a ser a opção política mais popular, com pelo menos 65 países e 27 estados, que agora têm feed-in de tarifas (Fits).

A maioria das atividades políticas em 2011 envolveu revisões a acessos existentes, às vezes sob controvérsia, envolvendo disputas legais.

FIT pagamentos variam amplamente entre as tecnologias e os países, mas geralmente são tendência para baixo, principalmente devido aos custos mais baixos de tecnologia do que o esperado.


RELATÓRIO REN21 COMPLETO EM PDF

http://www.map.ren21.net/GSR/GSR2012.pdf


RELATÓRIO TENDÊNCIAS GLOBAIS 2012

http://fs-unep-centre.org/publications/global-trends-renewable-energy-investment-2012


RELATÓRIO TENDÊNCIAS GLOBAIS 2011 COMPLETO EM PDF

http://fs-unep-centre.org/sites/default/files/attachments/unepglobaltrendschartpack2011-08-23v2.pdf


Fonte : Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente .

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                               Link desta postagem

http://3gestaoambiental-unisantos.blogspot.com.br/2012/06/energias-renovaveis-atingem-257-bilhoes.html


****************************************************************************************************************************

                                                           UNISANTOS NA RIO +20




****************************************************************************************************************************

VISITE O SITE OFICIAL DA UNISANTOS. ACESSE : WWW.UNISANTOS.BR

NO GOOGLE E NO YOUTUBE PROCURE POR GESTÃO AMBIENTAL DA UNISANTOS.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS. CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário